A vitória da mangueira e por que a crítica social é tão importante?
Esse texto foi originalmente publicado no meu perfil do Twitter na forma de uma sequência (thread), para conferir lá é só clicar aí em baixo:
Com a vitória da mangueira no carnaval a gente pode voltar a pensar sobre a importância da crítica social e principalmente sobre representatividade, ainda mais quando se fala de minorias. Eu vivo dizendo por aqui que o discurso mata, mas também salva. Segue o fio 👇🏾 #tread pic.twitter.com/YKl6E9e2oG— Psi. Tiago Cabral (@psitiagocabral) 6 de março de 2019
Aprendemos a transformar objetos, instruções e até mesmo emoções em informação sendo capazes de processar muito além do presente e do ambiente que nos cerca. Portanto, quem controla o simbólico controla o nosso pensamento de uma certa forma.
Por isso, para governos autoritários é tão importante o controle do significado dos símbolos de poder, sejam símbolos que representam grupos pequenos, ou até mesmo grupos importantes como partidos, religiões e até mesmo grupos étnicos.
Os desfiles de carnaval sempre foram carregados de simbolismo e transmitiram mensagens fortes a população, mais do que nunca eles são uma fonte de expressão popular e de ressignificação de conceitos na nossa mente.
Outras formas de arte são importantes em momentos políticos conturbados como livros, músicas e filmes. Sobretudo, se o governo tende mesmo a seguir uma vertente autoritária veremos cada vez mais repressão a artistas, onde surge uma forte brecha para os independentes.
Valorize a arte independente ou institucionalizada que dá protagonismo às minorias e/ou faz críticas sociais. Você sabia, por exemplo, que eu tenho um livro cheio de protagonismo negro e críticas? Dê uma conferida, e se gostar compre:
Comentários
Postar um comentário
Antes de comentar lembre-se que este site é público e qualquer um vai ver o que você escrever. Portanto seja educado e não revele questões pessoais que possam te comprometer!