Ser negro no Brasil é fazer parte de um grupo de risco
Talvez, ser negro no Brasil não seja apenas fazer parte de uma minoria, mas olhando de forma bem fria é fazer parte de um grupo de risco. E olha que eu não estou falando apenas no aspecto psicológico.
Isto porque estatisticamente falando pessoas negras têm menos acessos a cuidados em saúde, têm mais chances de não ter acesso a emprego, direitos básicos como moradia e alimentação.
E sim, trazendo pro aspecto psicológico há também um índice maior de transtornos mentais em pessoas negras, claro que por fatores ambientais.
Lembrando que tudo isso já é no país mais ansioso do mundo segundo a OMS, no país onde há intensa desigualdade social e falta de acesso a direitos.
Esse texto foi originalmente publicado no meu twitter:
Talvez, ser negro no Brasil não seja apenas fazer parte de uma minoria, mas olhando de forma bem fria é fazer parte de um grupo de risco. E olha que eu não estou falando apenas no aspecto psicológico. Isso porque...
— Tiago Cabral (@psitiagocabral) February 10, 2022
FONTES:
- Smolen & Araújo. Raça/cor da pele e transtornos mentais no Brasil: uma revisão sistemática.
- Silvio de Almeida: Racismo Estrutural.
- Revista Abril (caderno de saúde): Precisamos falar sobre a saúde mental da população negra.
Comentários
Postar um comentário
Antes de comentar lembre-se que este site é público e qualquer um vai ver o que você escrever. Portanto seja educado e não revele questões pessoais que possam te comprometer!