Atravessamentos étinico-raciais no cuidado ofertado por comunidades terapêuticas

 

Descrição da imagem: banner com o mesmo título da postagem.
 

Pra quem não sabe, eu integro com muito orgulho a atual plenária do Conselho de Psicologia do Estado do Rio de Janeiro (Região 05). Também estou na comissão de comunicação deste regional e, como uma das atividades dessa comissão, publicamos semestralmente uma revista intitulada "Psicologias" onde, nesta edição, vocês poderão encontrar um texto meu chamado "Atravessamentos étinico-raciais no cuidado ofertado por comunidades terapêuticas" já que, o tema desta edição da revista, são as comunidades terapêuticas.

Nesse texto a gente fala sobre como o recorte de raça se destaca no atendimento a pessoas fragilizadas dentro desse ambiente que, muitas vezes, é segregado de forma moral e racial devido a atravessamentos de cunho religioso que desumanizam os sujeitos ali inseridos.

Destacamos que discutir comunidade terapêutica não é simples e que criticá-las não é criticar a religião, tão pouco a fé, de nenhuma pessoa, mas sim pensar instituições que de modo informal têm ocupado o espaço de cuidado que deveria ser manifestado pelo estado com critérios éticos e científicos e não de forma descontrolada e arbitrária como o que acontece hoje.

Para ler não só o meu artigo, mas todo o conteúdo da revista é só clicar no link abaixo. É completamente gratuito!

Comentários

Veja também:

Artigos populares