A meta capa de A Palavra-Humana

 

Esta é a meta capa do livro de metaficção que eu publiquei recentemente: "A Palavra-Humana". 

Por que "meta capa"?

Porque ela é uma capa que contém uma capa dentro de si. Quem já leu o livro sabe que há personagens que estão conscientes de que estão num livro e o protagonista escreve esse livro durante a própria história. Sim, uma espécie de bookinception, ou, uma espécie de mise abyme (narrativa em abismo) que eu nomeei neste artigo, uma holografia literária.

A ideia da imagem.

Portanto, se a história contém a si mesma, é claro que eu iria fazer uma capa que contém a si mesma. A ideia da imagem é que a criança está lendo o livro que fala sobre o universo do qual ela é personagem. Fora outras interpretações estéticas que podemos ter ao olhar. O que você enxerga?

Como foi feita?

A capa foi feita através de uma montagem no Canva sobre uma imagem gerada no Chat GPT 4o. Fiz questão de borrar o rosto da criança justamente por conta das questões éticas que envolvem imagens dessa natureza. Também tive de usar o Canva para alterar a capa do livro, cores e etc. Portanto, somente a base da imagem foi gerada em IA.

E falando em IA, essa ainda não é a capa definitiva. Tenho intenção de fazer uma capa "de verdade" no futuro, bem mais profissional com artistas de verdade. Mas por enquanto, na condição do hoje é o que dá pra fazer. E aí, gostou?

Comentários

Veja também:

Artigos populares