Qual a sua relação com a realidade?

 Como a realidade é pra você? Ela é dura como concreto? Ou maleável como a água? Ela é constante, ou mutável? Ela é um rio ou suas margens?

Talvez a realidade seja uma convenção social. Temos muitas evidências disso, afinal, muitas coisas que são extremamente importantes para nós são convenções, ou seja, acordos que a gente faz com as outras pessoas.

Pense no dinheiro. Tem algo mais abstrato e fantasioso do que o dinheiro? Antigamente ele ainda era feito de papel, era um objeto material. Hoje nem isso. O dinheiro é uma abstração, uma fantasia, uma mentira. Ainda assim a gente acorda e sai cedo de casa para fazer com que aqueles numerozinhos mágicos apareçam nas telas dos aplicativos de contas bancárias.

Sim, concordo. O dinheiro é uma grande ficção, mas suas consequências são bem reais. Então está posto que, de fato, as coisas que imaginamos de forma coletiva se tornam sólidas de alguma forma.

No entanto, ter ciência disso talvez nos faça sentar e rir um pouco do quão loucos todos nós somos. Do quanto talvez a gente se estresse por mentiras que contamos a nós mesmos. E daí a gente escuta o despertador tocar de madruga e acorda, já é segunda-feira.

Comentários

Veja também:

Artigos populares